DESAFIO ALTERNATIVO
Quer ganhar um DVD? Não é piada.
Após atingir 50 participações, juntando as participações dos dois DESAFIOS, isto é, o da foto da "Rosa e Violão" e a foto do "Menino sorrindo", será feito um juri popular para saber qual o melhor Indriso. Quem ganhar, ganha um DVD com um filme à sua escolha dentro de uma lista de 100 (cem) filmes atuais e antigos, de arte e populares.
Obs. Não é 50 em cada um mas, 50 com os dois juntos. Um pode ter 20 e o outro 30 comentários por exemplo.
Não serão considerados os poemas que não tiverem qualquer relação com a foto acima, ou que não respeitarem as regras para construção de um Indriso. Quero lembrar a tod@s que o indriso não é 3-3-2 como algumas pessoas tem postado em suas escrivaninhas. Isto é dito não por mim, mas pelo próprio criador do estilo, o poeta Isidro Iturati. O Indriso é um poema formado por dusa estrofes de 3 versos (tercetos) e duas (02) estrofes de um único verso (monósticos).
Acesse a lista no liink existente no final desta postagem.
Se na lista não constar o filme que você deseja, você ainda pode indicar até 5 filmes, e vou tentar encontrar, ao menos um deles para você. Não garanto nada mas tentarei.
Desafio alternativo
Participe do desafio,
que no meu recanto lhe fiz.
Receberá de prêmio um filme
Quem o melhor indriso fizer.
Pode ser homem ou mulher
A criatividade é de quem quiser.
O desafio é para compor um indriso.
Que tenha na foto inspiração E UM SORRISO.
Autoria de Alberto Valença Lima
* * * * * * * * *
Deixe nos comentários
A sua melhor canção.
Observação importante
Isto é só uma chamada, uma propaganda. Não é a postagem do desafio. Para acessála, clique no link abaixo.
Para acessar a postagem do Desafio alternativo. Clique no link ao lado.
Você pode também participar do outro desafio clicando no link "outro desafio" para acessar.
UM POUCO DE TEORIA LITERÁRIA
Como fiz um desafio que inclui a criação de indrisos, sinto-me obrigado a expor, para quem ainda desconhece, uma breve explicação de como compor um INDRISO.
INDRISO é um estilo lietrário de poema, criado por Isidro Iturat, espanhol, nascido em Villanueva e la Geltrú, em 1973. Além de escritor, ele também é professor de literatura espanhola. Reside em São Paulo, Brasil, desde o ano de 2005.
O INDRISO surgiu como uma variante do Soneto, a mais tradicional das poesias e que, apesar de algumas tentativas, manteve sua forma de 14 versos divididos em duas quadras e dois tercetos, invariável ao longo do tempo. O que era quadra no Soneto, transformou-se em tercetos no Indriso e o que era terceto no Soneto, transformou-se em estrofes de um único verso no Indriso, ficando então o Indriso assim: 3-3-1-1. Ao contrário do Soneto que é invariável a apresentação dos versos, no Indriso, o autor pode alternar a ordem das estrofes fazendo variações como: 1-1-3-3 ou 1-3-1-3 ou 1-3-3-1 ou 3-1-1-3.
Quero lembrar a tod@s que o indriso não é 3-3-2 como algumas pessoas tem postado em suas escrivaninhas. Isto é dito não por mim, mas pelo próprio criador do estilo, o poeta Isidro Iturati. O Indriso é um poema formado por dusa estrofes de 3 versos (tercetos) e duas (02) estrofes de um único verso (monósticos). Então, postar os dois últimos versos como se fossem uma estrofe é uma forma inaceitável de poema se quiser chamá-lo de Indriso.
O poeta ou poetisa tem todo direito de formatar o seu poema da forma que lhe aprouver. Mas se fizer isso, não pode se arvorar no direito de chamar indriso um poema cujo formato não é aceito nem pelo próprio criador do estilo. Os versos finais obrigatoriamente estão em estrofes distintas.
Vamos então agora compor um INDRISO? Inspire-se na foto acima e componha seu Indriso nos Comentários. Aceite este desafio.
Fonte de consulta: Site Oceano de Letras, disponível em https://nuhtaradahab.wordpress.com/2012/12/18/isidro-iturat-sobre-o-indriso/ Consultado em 09/09/2018.
* * * * * * *