Como compor um INDRISO?
Como fiz um desafio que inclui a criação de INDRISOS, sinto-me obrigado a expor, para quem ainda desconhece, uma breve explicação de como compor um INDRISO.
INDRISO é um estilo literário de poema, criado por Isidro Iturat, espanhol, nascido em Villanueva e la Geltrú, em 1973. Além de escritor, ele também é professor de literatura espanhola. Reside em Belo Horizonte, Brasil, desde o ano de 2019, segundo entrevista concedida ao autor deste artigo.
O Indriso foi criado em janeiro de 2001 em Madri. O primeiro Indriso criado por Isidro Iturat foi o Luna Minguante que a seguir reproduzo.
LUNA MENGUANTE
El centauro se asoma por la ventana
y la mujer dormida está hablando en sueños.
Llora y ríe, porque un centauro la rapta.
Cabalga en su sueño la mujer dormida,
cabalga en su sueño y es cabalgada.
En la selva, nadie la oye cuando chilla.
Llora y ríe como nunca en su vigilia.
El centauro la mira… por la ventana.
TRADUÇÃO
LUA MINGUANTE
O centauro se assoma à janela
e a mulher adormecida está falando em sonhos.
Chora e ri, porque um centauro a rapta.
Cavalga em seus sonhos a mulher adormecida,
Cavalga em seus sonhos, e é cavalgada.
Na selva, ninguém a escuta quando grita.
Chora e ri como nunca em sua vigília.
O centauro a observa… pela janela.
O INDRISO surgiu como uma variante do Soneto, a mais tradicional das poesias e que, apesar de algumas tentativas, manteve sua forma de 14 versos divididos em duas quadras e dois tercetos, invariável ao longo do tempo. O que era quadra no Soneto, transformou-se em tercetos no Indriso e o que era terceto no Soneto, transformou-se em Estrofe de verso único no Indriso, ficando então o Indriso assim: 3-3-1-1. Ao contrário do Soneto que é invariável a apresentação dos versos, no Indriso, o autor por alternar a ordem das estrofes fazendo variações como: 1-1-3-3 ou 1-3-1-3 ou 3-1-3-1 ou 1-3-3-1 ou 3-1-1-3, variantes estas, propostas pela poetisa uruguaia Tereza Marzialetti, segundo o próprio Isidro no artigo citado abaixo.
Quero lembrar a tod@s que o indriso não é 3-3-2 como algumas pessoas tem postado em suas escrivaninhas. Isto é dito não por mim, mas pelo próprio criador do estilo, o poeta Isidro Iturati. O Indriso é um poema formado por duas estrofes de 3 versos (tercetos) e duas (02) estrofes de um único verso (monósticos). Então, postar os dois últimos versos como se fossem uma estrofe é uma forma inaceitável de poema se quiser chamá-lo de Indriso.
O poeta ou poetisa tem todo direito de formatar o seu poema da maneira que lhe aprouver. Mas se fizer isso, não pode se arvorar no direito de chamar indriso um poema cujo formato não é aceito nem pelo próprio criador do estilo. Os versos finais obrigatoriamente estão em estrofes distintas.
Vamos então agora compor um INDRISO? Inspire-se na foto do Desafio e componha seu Indriso nos Comentários. Aceite este desafio clicando no link abaixo (com a palavra DESAFIO).
Fontes consultadas:
1 - Blog Verdades de um Ser (disponível em:
Entrevista com o criador do Indriso - Isidro Iturat [Texto autoral] - Verdades de um Ser
Consultado em 07/01/2022
2 - Site Oceano das Letras disponível em:
Consultado em 09/02/2018.
Nota
Artigo criado em 09/02/2018, reeditado em 18/02/2018 e corrigido (um erro de digitação e uma formatação de link) em 19/08/2020.
Posteriormente alterado em 07/01/2022 para corrigir erro de informação do local de residência do criador do indriso de São Paulo para Belo Horizonte.