ALDRAVIPEIA
Você sabe o que é Aldravipeia?
Eu também não sabia mas, pesquisando sobre as aldravias no jornal literário
Aldrava Cultural (clique no link se desejar conhecer), descobri esse modo de formular um texto através de aldravias.
Andreia Donadon Leal, que foi a responsável por atribuir o nome aldravia em 2010, à modalidade poética criada por ela própria e seu marido no ano 2000 em Mariana - MG, criou o nome Aldravipeia em outubro de 2011, para designar um conjunto de 20 aldravias sobre um mesmo tema, mas não só isso, que se expressem através da mesma palavra. É necessário que nas 20 aldravias, apareça, ou faça alusão a determinada palavra.
Segundo ela, a gravidez da palavra foi o que a inspirou para criar essa forma de expressão. É necessário lembrar que a aldravia é um poema completo, isto é, não admite continuação. Não se pode, por exemplo, reunir 2 ou mais aldravias fazendo uma narrativa. Ao fazer isso, o poeta anulou a aldravia. Aquela composição poderá ser chamada de qualquer outra coisa, menos de aldravia.
A Aldravipeia é formada por 20 aldravias, e portanto, 20 poemas independentes, que contenham todos eles, uma mesma palavra. São visões distintas, variadas, de um mesmo tema. Também pode ser apenas uma alusão àquela palavra mas, é necessário haver alguma menção à palavra escolhida, ainda que indiretamente.
Eu criei antes a minha primeira Aldravipeia, para poder escrever este artigo. Desse modo, posso também exemplificar o que seja a Aldravipeia usando um exemplo próprio, ao invés do de outra pessoa. Caso queira ver este exemplo, clique no link abaixo. E deixe por favor seus comentários sobre o artigo. Desde já lhe agradeço.