Membro de mais uma Sociedade Literária
Hoje, dia 12 de dezembro de 2018, tornei-me membro de mais uma Sociedade Literária. Desta vez, a SBPA - Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas. Sociedade esta criada em Mariana - MG, terra onde surgiu no ano 2000 uma nova modalidade poética, a Aldravia, que é a primeira modalidade poética exclusivamente brasileira. Sim, porque o Poetrix, apesar de ser anterior a ela, não é exclusivamente brasileiro. Tem raízes japonesas. A Aldravia, ao contrário, não tem raízes externas. Surgiu de ideias brasileiras. Um grupo de poetas e uma poetisa, a idealizaram partindo de uma necessidade de minimalismo, do mesmo modo que o Poetrix.
O grupo era formado por J. B. Donadon-Leal, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho e J. S. Ferreira. O nome Aldravia foi proposto por Andreia.
A Aldravia é uma modalidade poética que consiste em seis versos univocabulares, que valoriza a metonímia em detrimento da metáfora. Os versos são escritos com todas as letras minúsculas, fazendo-se exceção apenas para nomes próprios e, só se for opção do autor, usar letra maúscula inicial nestes casos. Locuções pronominais podem ser consideradas como uma só palavra, da mesma forma que nomes próprios duplos em que o conjunto forme um novo nome também, como é o caso de Van Gogh ou Di Cavalcanti, por exemplo.
Com grande honra e muito orgulho, passo a fazer parte também desta Sociedade a partir de hoje, dia 12 de dezembro de 2018. A solenidade de posse acontecerá em outubro do próximo ano lá em Mariana - MG.