Leia a nota no final desta postagem.
A partir de hoje, e até o dia 13 de julho de 2020 postarei aqui no RL uma trova por dia. Inspirado no projeto fantástico do meu caríssimo amigo e poeta Olavo, deste RL, quero exercitar a trova, poema de normas rígidas e amplamente praticado no mundo inteiro.
A trova, para quem não sabe, é uma quadra de versos heptassílabos (7 sílabas poéticas), sem título, com rimas obrigatoriamente alternadas, isto é, o 1º verso rima com o 3º, e o 2º com o 4º e com sentido completo. Ou seja, são 4 versos apenas, que não pode ter título, formando um poema cujo pensamento se encerra no 4º verso.
Não se pode fazer continuação de uma trova.
Então vamos lá. Minha trova número 1 é esta:
Desse desentendimento
assimilei essa lição:
vou fazer do sofrimento
minha nova obrigação.
* * * * * * *
Uma leitora não autenticada (Simone Conde) deixou nos comentários uma pergunta: "Quer dizer que a sílaba que rima ela é(descartada)digo:(não contada)?"
Respondendo: Não há nenhuma relação entre a escansão (atividade de separação e contagem das sílabas poéticas de um verso) e a rima.
Na escansão não são contadas as sílabas depois da sílaba tônica da última palavra de cada verso. Isto é:
1 - se a última palavra for oxítona (sílaba tônica na última sílaba) não se despreza nada. Ex: cantor. Sílaba tônica TOR. Ela já é a última sílaba então, não se despreza nada.
2 - se a última palavra for paroxítona (sílaba tônica na penúltima sílaba) não será contada a última sílaba. Ex: canto. Sílaba tônica é CAN. Não é computada a sílaba TO pois está após a última sílaba tônica.
3 - se a última palavra for proparoxítona (silaba tônica na antepenúltima sílaba), não serão contadas as duas últimas sílabas.
Já a RIMA é o som a partir da VOGAL tônica da última palavra do verso.
No caso da minha trova, ENTO nos 1º e 3º versos, e OR para os 2º e 4º versos.
Como se constata, não há relação entre a rima e a escansão pois, a rima só conta a partir da VOGAL tônica e na escansão as consoantes são consideradas. Assim, nas palavras paroxítonas e proparoxítonas, haverá SEMPRE descarte de sílabas que estão na rima. Já nas palavras oxítonas não há descarte.
O que rima NÃO É A SÍLABA. O que rima é o SOM.
Na minha trova, como já foi explanado, a 1ª rima é ENTO. A sílaba que é descartada na excanção é TO. ENTO é diferente de TO.
_____
Nota
Estou adiando este projeto por alguns dias em razão de um DESAFIO que estou postando hoje com trovas. Então, para não atrapalhar, vou interromper o projeto UMA TROVA POR DIA até uma ocasião mais propícia.
A seguir um link para o Segundo dia do Projeto => Uma Trova por Dia II