Emoção marcante
Uma das coisas mais belas e emocionantes que já presenciei foi a apresentação de uma orquestra. Desde o momento em que todos, ainda sentados, aguardam a chegada do maestro, até a finalização da apresentação, passando pela chegada do regente, quando todos os componentes da sinfônica se levantam em homenagem ao dirigente, e aguardam de pé, até que ele, com um gesto das mãos, os faça sentarem-se. Tudo isso em meio às palmas do público.
Esta cena recorda-me quando, em sala de aula, os alunos todos aguardavam o professor que, ao chegar, recebia a homenagem dos alunos através do gesto de levantarem-se. Infelizmente, este costume se perdeu no tempo.
Uma das coisas interessantes a se observar é que, todos tocam com um olho na partitura e outro no maestro, para saberem como a música deve ser executada, a despeito de todos saberem, e muito bem, como é o andamento daquela obra.
Os fagotes, flautas, violinos, violoncelos, oboés, clarinetes, trompetes, saxofones, trompas, harpa... Tudo em perfeita harmonia. E o spalla*? O único integrante da orquestra que recebe do maestro os cumprimentos. Tanto ao chegar, como ao finalizar a apresentação.
É uma emoção indizível, marcante.
_____
Nota
* - Spalla é uma palavra de origem italiana que significa o 1º violino de uma orquestra. Senta-se sempre na cadeira à esquerda do maestro e é o membro mais importante depois do regente. Entra sempre após todos os componentes da orquestra, e é o responsável pela afinação dos instrumentos.
Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 08/07/2021