O Reverbera-Trio é um estilo criado pelo poeta Alberto Valença Lima.
Suas regras são simples de seguir. Enumero abaixo um breve resumo.
1. É composto por tercetos;
2. Cada verso (linha) do terceto, inicia com a mesma palavra que terminou o verso (linha) anterior;
3. O verso final deve terminar com a mesma palavra que começou o Reverbera-Trio, isto é, a primeira palavra do primeiro verso, é a mesma palavra do final do último verso do poema. Começa e termina o poema com a mesma palavra;
4. Cada verso só pode ter, no máximo, doze sílabas poéticas.
5. Deve ter um título, mas caso ele não seja dado, considera-se como tal o primeiro verso (linha).
6. O nome deste estilo é Reverbera-Trio, pois as palavras parecem reverberar quando você as recita em voz alta.
7. Este estilo se baseia numa figura de linguagem muito antiga e pouco conhecida chamada ANADIPLOSE, na qual, repete-se no início do verso, a última palavra do verso anterior.
Resumidamente é isto. Acrescento algumas recomendações:
1. Se puder rimar os versos, fica melhor, mas não é obrigatório.
2. Se o Reverbera-Trio tiver entre 3 e 6 estrofes, é melhor. Mas pode compor com quantas estrofes quiser. Estrofe é o nome que se dá ao conjunto de versos agrupados. Ou seja, é o nome dos blocos de versos (linhas).
3. Para que o Reverbera-Trio seja minimalista, ele deve ter no máximo 3 estrofes. Isso foi definido pela Academia Brasileira de Letras e Artes Minimalistas (ABLAM), que reconheceu oficialmente como Minimalista, o Reverbera-Trio que tenha só uma estrofe, duas ou três estrofes no máximo.
Só lembrando: Tercetos são estrofes (ou bloco de versos) com 3 versos, ou 3 linhas.
Venha também reverberar! É fácil e gostoso de fazer.
Ao publicar seu Reverbera-Trio, peço que o faça classificando-o como Experimental Geral, e no título acrescente entre parêntesis (REVERBERA-TRIO).
Agradeço.
A seguir posto o link de um vídeo de uma apresntação que fiz de como compor um Reverbera-Trio. Através dele vocês verão de forma mais explicativa, o que fazer se desejar compor um Reverbera-Trio.