Obtive o sexto lugar com a trova abaixo, com o tema CRISE, no Concurso Nacional de Trovas da UBT de São José dos Campos - SP na modalidade Filosófica. Esta já é a minha quarta premiação nacional. Três na modadlidade lírico/filosófica e uma na modalidade humorística. Muito feliz com mais este prêmio que me deu a condição de Trovador Veterano, por ter obtido o terceiro prêmio na modalidade lírico filosófica num concurso nacional..
A seguir, um ptint de tela com a publicação de minha trova no site Falando de Trova.
Nos dias 17 e 18 de janeiro de 2020, fui um dos participantes da Oficina de Trovas promovida pela UBT - União Brasileira de Trovadores, Seção Recife, ministrada por ninguém menos que Domitilla Beltrame, Presidente Nacional da entidade, coadjuvada pela Mangífica Trovadora Therezinha Brisolla, que também é a Secretária Nacional da UBT.
Foi uma tarde e uma manhã de muitos ensinamentos.
Ao final, foi instituído um Concurso Relâmpago com o tema Carnaval, do qual participei mas esqueci de entregar a minha Trova e terminei sem concorrer. Mas recebi, assim como os demais participantes, o certificado acima.
Fui nomeado Presidente da Seção Recife da UBT - União Brasileira de Trovadoes, nesta data, dia 17 de janeiro de 2020.. Quem presidiu a cerimônia pessoalmente foi a Presidente Nacional da UBT, Domitilla Borges Beltrame que me entregou em mãos o diploma acima, no qual consta o seguinte:
UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES
DIPLOMA
A União Brasileira de Trovadores, neste ato representda por sua Presidente Nacional, confere ao Sr. Alberto Valença Lima outorgando-lhe o título de Presidente da UBT no município de Recife, PE, devendo o outorgado prestar contas de sua função diretamente à Presidência Nacional.
Diploma Registrado na UBT Nacional
São Paulo, 17 de janeiro de 2020.
Assinado por Domitilla Borges Beltrame
Presidente Nacional
Obtive o terceiro lugar com a trova abaixo, com o tema FIGURA, no Concurso Nacional de Trovas da UBT Natal - RN na modalidade Humorística. Esta já é a minha terceira premiação nacional. Duas na modadlidade lírico/filosófica e esta na modalidade humorística. Muito feliz com mais este prêmio.
Na mata é uma figura
a pular na perna só
leva todos à loucura
faz arte de fazer dó.
(Alberto Valença Lima)
Abaixo um print da publicação no site Falando de Trovas.
Conquistei com a Trova impressa no diploma acima o prêmio de Trova Vencedora dos III Jogos Florais de Itaocara - RJ.
Os Jogos Florais são concursos de poesia que se multiplicaram pelo Brasil inteiro e evocam os Jogos Florais da Antiga Roma, quando se celebrava a primavera fazendo homenagens à Deusa Flora, deusa da fertilidade e das flores, esposa de Zéfiro e mãe de Primavera.
Os Jogos Florais foram instituídos no Brasil pela primeira vez na cidade de Santos, São Paulo em 1914. Repetiu-se nos dois anos seguintes e desapareceu ficando escondido até 1960, quando foram despertados novamente por Luiz Otávio e J. G. de Araújo Jorge em Nova Friburgo. Proliferam-se pelo Brasil nos anos seguintes e hoje é praticado em muitos lugares todos os anos.
No dia 26 de outubro de 2019, recebi junto com outros Trovadores na cidade de Itaocara- RJ o meu prêmio que conquistei com muita alegria. O diploma acima e a medalha das fotos abaixo.